Sesamóides são dois pequenos ossos localizados na sola logo abaixo da cabeça do primeiro metatarso.
Sua função é a distribuição adequada do peso sob a região quando pisamos e também funcionam como estabilizadores e roldanas que transmitem a força exercida pelo tendão flexor ao dedão (hálux) quando caminhamos. Sesamoidite: é a “inflamação” que acomete os ossos sesamóides.
A quadro clínico clássico é a dor intensa sob os sesamóides durante o caminhar. A dor é exacerbada ao se caminhar descalço, com sapatos de solado muito rígido e piora com o uso de salto alto e, por essa razão, é mais frequente entre as mulheres.
Além dos calçados de salto alto, pode também pode ser causada por trauma local, atividades físicas (corrida, futebol, esporte de salto, etc) e pode estar associada à presença de pé cavo.
O tratamento inicial é feito com a adaptação dos calçados, medicação anti-inflamatória, restrição para atividades físicas de impacto e fisioterapia.
Como evitar a sesamoidite?
A melhor forma de prevenir a sesamoidite é utilizar calçados adequado aos seus pés e sua pisada no dia a dia. Saltos altos e calçados com solados finos favorecer a sesamoidite, bem como calçados com solados finos e muito flexíveis, como as sandálias rasteiras, chinelos e sapatilha.