Artigos

Tendinite calcâneo

Problemas na região do tendão de Aquiles são uma das principais queixas que levam as pessoas a procurar ajuda de especialistas nas clínicas de ortopedia. Esse tendão se localiza atrás do tornozelo e liga os músculos da panturrilha (batata da perna) ao osso do calcanhar.

É comprovadamente pela biomecânica o tendão que mais suporta força no corpo humano, recebendo grande quantidade de carga e sendo muito exigido na locomoção, atividades físicas e esportivas.

Por esse motivo, atletas profissionais e também atletas de fim de semana tendem a lesionar a região com bastante frequência, seja devido a um estiramento, esforço repetitivo ou excesso de exercício, o que leva à inflamação e até mesmo rompimento do tendão.

Há ainda casos em que o tipo de pisada e outras condições anatômicas, como fraqueza muscular, uso de calçados inadequados, levam a sobrecarga e inflamação nessa região.

Tratamento

A fisioterapia e a medicina esportiva podem auxiliar o paciente na recuperação total do tendão e no retorno às práticas esportivas de maneira segura, com a finalidade de evitar novas lesões.

Há ainda a possibilidade de tratamentos alternativos como terapia por ondas de choque que são utilizados nos casos que não tiveram melhora com o tratamento fisioterápico.

Em casos em que as terapias anteriores não surgiram efeito após 3 a 6 meses de tratamento, cirurgias são necessárias para recuperar e restabelecer a qualidade de vida do paciente.

Existem várias técnicas cirúrgicas para tendinite de calcâneo, desde artroscopia (cirurgia por vídeo) para “limpeza” e retirada de proeminência óssea que possa estar causando atrito no tendão (Doença de Haglund), até mesmo cirurgia aberta com retirada do tendão, limpeza do mesmo, retirada da calcificação na parte onde ele insere no osso e reinserção do tendão no osso do calcaneo com âncoras.

O tratamento precisa ser individualizado e o paciente deve ser orientado que é parte fundamental do processo para que o sucesso da recuperação aconteça.

Sinais de que seu tendão de aquiles pode romper

Você sabia que o tendão calcâneo pode sofrer um rompimento, causando danos à movimentação?

Veja alguns sinais de atenção:

-Dor súbita, aguda e forte na parte de trás do tornozelo, como se tivesse recebido uma pedrada;

-Dores frequentes no tendão ao realizar atividades físicas;

-Incapacidade de se manter na ponta dos pés, de apoiá-los ou caminhar;

-Vermelhidão e inchaço no local da lesão;

-Interrupção na continuidade do cordão percebida no exame físico.

Por isso, caso apresente estes sintomas, passe com um especialista para que o diagnóstico seja feita eficientemente e o tratamento iniciado o mais rápido possível.

Qual é a sua pisada ?

A forma de se pisar é determinada por diversas características anatômicas de cada indivíduo, como o formato dos pés, alinhamento dos joelhos e até a flexibilidade

Leia mais »

Entorse de tornozelo

A Entorse de tornozelo é uma lesão muito comum. Acontece tanto durante atividades esportivas como nas atividades do dia-a-dia. Basta perder o equilíbrio, pisar num

Leia mais »