Artigos

Qual é o formato do seu pé?

Conhecer o formato do seu pé e o tipo de pisada que ele apresenta é importante não só para os praticantes de esportes, em especial os corredores, mas para todos, afinal isso pode influenciar na escolha do calçado adequado e em possíveis lesões.

O pé neutro é aquele cuja anatomia permite que o peso do corpo se distribua de maneira equilibrada e com uma pisada adequada. Já o pé cavo tem articulações mais rígidas e um arco acentuado, fazendo com que a sola do pé quase não entre em contato com o chão. E o pé plano é o inverso do pé cavo, tem articulações mais maleáveis e um arco baixo, fazendo com que o contato com o solo seja quase total.

A partir disso, podemos entender melhor o funcionamento do processo da passada. O movimento correto é o contato do pé com o solo através do calcanhar, depois com a borda externa e finalizando com a parte da frente do pé e dedos, tudo isso acompanhado pela rotação interna da tíbia a fim de amortecer o impacto. Porém, nem sempre esse movimento se dá da forma correta, surgindo então os diferentes tipos de pisada: neutra, pronada e supinada.

Tendinite calcâneo

Problemas na região do tendão de Aquiles são uma das principais queixas que levam as pessoas a procurar ajuda de especialistas nas clínicas de ortopedia.

Leia mais »

Entorse de tornozelo

A Entorse de tornozelo é uma lesão muito comum. Acontece tanto durante atividades esportivas como nas atividades do dia-a-dia. Basta perder o equilíbrio, pisar num

Leia mais »